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Curso 14 - Terapia do esquema: modelo conceitual e prática clínica

Curso 14 - Terapia do esquema: modelo conceitual e prática clínica

Ministrantes:
Eliane Mary de Oliveira Falcone (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Dia 21 de Outubro (terça-feira) das 14h00 às 18h00

 

RESUMO: 

A terapia do esquema (TE) surgiu como uma ampliação da terapia cognitivo-comportamental (TCC) padrão para tratar de pacientes com transtorno da personalidade, depressão e ansiedade recorrentes. Atualmente ela tem sido reconhecidamente útil no tratamento de problemas conjugais difíceis, de transtornos alimentares, de abuso de substâncias e de agressores criminosos. Vários testes empíricos têm validado a eficácia da TE no tratamento de pacientes borderline, tanto na forma individual como em grupo. Além disso, estudos recentes demonstram a aplicabilidade da TE no tratamento dos transtornos de humor e de ansiedade. A TE se diferencia da TCC padrão por utilizar um modelo de desenvolvimento que ajuda a conscientizar o paciente sobre as origens dos seus problemas a partir de suas relações parentais, de seu temperamento e dos estilos de enfrentamento que desenvolveu ao longo da vida. A TE também enfatiza a utilização de estratégias emocionais vivenciais através de diálogos, com o objetivo de ativar memórias infantis e conectar as experiências emocionais dessas memórias às experiências atuais carregadas dessas mesmas emoções. Outro diferencial da TE em relação à TCC padrão está na relação terapêutica como um ingrediente ativo de mudança. A TE integra modelos teóricos tais como a teoria do apego, as neurociências, os modelos de desenvolvimento e de processamento da informação. Parte do princípio de que os esquemas desadaptativos remotos (EDR) se desenvolvem em idade precoce como resultado de uma combinação de fatores tais como o temperamento da criança, os padrões parentais e as experiências negativas repetidas ou traumáticas. Para se adaptar à forma tóxica com que foi tratado na infância (p. ex., rejeição, ausência de afeto, abuso, negligência, superproteção etc.), o indivíduo cria padrões de funcionamento cognitivo, emocional e comportamental (esquemas) que irão se repetir na idade adulta, através da escolha de situações e relações que confirmem e reforcem esses padrões. O objetivo desse curso é o de proporcionar conhecimento dos fundamentos teóricos e da prática da TE. Será apresentado inicialmente o modelo desenvolvimental dos esquemas, os cinco domínios de esquemas (desconexão e rejeição; autonomia e desempenho prejudicados; limites prejudicados; orientação para o outro e supervigilância e inibição), os quais abrangem 18 esquemas precoces desadaptativos, bem como os seus estilos de enfrentamento e modos. Posteriormente serão abordadas as diferentes etapas do tratamento: avaliação e conceituação cognitiva; intervenções cognitivas, experienciais e comportamentais. Exemplos de diálogos entre terapeuta e paciente serão dados para favorecer a compreensão da prática em cada uma das etapas. O curso destina-se a profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação que tenham interesse em conhecer ou aprimorar os seus conhecimentos em psicoterapia na abordagem a pacientes com transtorno da personalidade.

Palavras chave: Esquemas; Terapia cognitiva; Relação terapêutica