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Curso 12 - Intervenção em grupos na abordagem cognitivo-comportamental

Curso 12 - Intervenção em grupos na abordagem cognitivo-comportamental

Ministrantes:
Carmem Beatriz Neufeld (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

Dia 21 de Outubro (terça-feira) das 14h00 às 18h00

 

RESUMO:

 

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem de intervenção psicoterápica considerada breve, com enfoque no presente e que preconiza a inter relação entre pensamento, emoção e comportamento. Neste sentido, não são os eventos que determinam nossas reações, funcionais ou disfuncionais, e sim a interpretação que fazemos dos eventos que afetam nosso humor e nosso comportamento. Proposta inicialmente por Aaron Beck como intervenção com pacientes deprimidos, esta abordagem psicoterápica tem sido vastamente aplicada atualmente em uma gama de transtornos e sintomatologias. Os resultados contundentes apontados na literatura têm contribuído para sua disseminação nos mais diversos países e para os mais diversos tipos de demanda clínica. Caracteriza-se por ser uma intervenção de prazo determinado, baseada em evidências e em resultados, bem como por privilegiar a prevenção de recaída. Apesar de sua técnica propor intervenções tanto no pensamento, quanto na emoção e no comportamento, a teoria baseia-se na premissa de que a cognição faz a mediação entre o afeto e o comportamento, preconizando, portanto, que a intervenção na cognição é a responsável pela manutenção do processo de mudança do ser humano. Esta cognição encontra-se organizada em um sistema de crenças que pode ser conhecido e acessado e que se manifesta através dos pensamentos automáticos, da emoção e do comportamento que ocorrem após determinada situação. Considerando tal premissa, o maior desafio do clínico é compreender como funciona o sistema de crenças, e quais as manifestações mais comuns que podem ser observadas no paciente. O presente curso tem como objetivo discutir a aplicação das premissas da TCC em intervenções em grupos. Atualmente, considerando nosso sistema de saúde e o acesso dificultado da população a serviços de intervenção psicológica de qualidade conhecer as ferramentas de intervenção em grupo e as premissas que subjazem o planejamento de tal forma de intervenção tem se tornado cada vez mais desafiador para os profissionais da psicologia de diferentes áreas. Serão abordados no presente curso as premissas básicas dos fatores terapêuticos das intervenções em grupo na TCC, bem como as ferramentas necessárias para organizar grupos terapêuticos, de psicoeducação e de prevenção e promoção em saúde nos diferentes contextos de intervenção. Para tanto, inicialmente, serão abordados alguns pressupostos teóricos e filosóficos da Terapia Cognitivo-Comportamental. O segundo momento do curso versará sobre a construção de programas de intervenção direcionadas para diferentes demandas abordando alguns exemplos de programas indicados na literatura, considerando suas premissas terapêuticas e sua possibilidade de generalização para a implementação de propostas tanto de prevenção quanto de intervenção.

 

Bolsista Produtividade do CNPq

 

Palavras-chave: Terapia Cognitivo-Comportamental; Intervenções em grupos; Prevenção e Promoção de saúde.

P

 

Código: CLIN