Dia 21 de Outubro (terça-feira) das 8h00 às 12h00
RESUMO: A Terapia Cognitiva focada em Esquemas para crianças e adolescentes é um campo de pesquisa amplo e apresenta diversas particularidades e especificidades em relação à terapia com adultos. Esta abordagem psicológica voltada para os problemas da infância e adolescência é derivada da terapia cognitiva focada nos esquemas proposta por Jeffrey Young. A terapia do esquema tem se dinamizado, do ponto de vista teórico e prático, especialmente na Holanda e na Alemanha. Os psicólogos alemães que trabalham com a terapia do esquema formam atualmente o maior grupo de psicólogos cognitivos associados à “Internationalen Schematherapie-Gesellschaft”. Uma questão recorrente em palestras e cursos da área é se é possível fazer terapia focada nos esquemas com crianças e adolescentes. A resposta da escola alemã é "Sim, nós podemos!", e o protocolo por eles desenvolvido abrange todas as fases do desenvolvimento humano, do nascimento à entrada na idade adulta. Há uma ênfase em todas as publicações da escola alemã da necessidade da colaboração dos pais no tratamento, especialmente até a puberdade na qual o processo de individuação é incrementado. Os pais são um dos grandes destinatários da terapia focada nos esquemas, especialmente no que tange à noção de “coaching” de esquemas. Esse minicurso tem como objetivo apresentar aos psicólogos cognitivos os principais protocolos da terapia focada em esquemas para crianças desenvolvidos pela escola alemã, que vem sendo traduzido e adaptado para a realidade brasileira por nossa equipe de pesquisadores. Na primeira parte do curso, abordaremos os fundamentos da aplicação da terapia do esquema em crianças e adolescentes; os aspectos do desenvolvimento psicológico da terapia do esquema; o modelo de fatores de risco e proteção; o modelo das dimensões do temperamento e constelações de esquemas; o modelo de necessidades básicas frustradas; a noção de “coaching” de esquemas envolvendo o comportamento dos pais, suas cognições e estilos de enfrentamento; o conceito de modo esquema ou modelo de transação de modo; a nomeação de modo para crianças e adolescentes; as peculiaridades específicas da terapia focada em esquema em função da idade (bebês e crianças com idades entre 0-3 anos; crianças pré-escolares com idades entre 4-6 anos; crianças na fase escolar entre 6-11 anos; adolescentes entre 11-16 anos); as abordagens terapêuticas da terapia do esquema e indicação e contra-indicação da terapia do esquema. Na segunda parte do curso, apresentaremos as principais técnicas utilizadas nesses protocolos, como o trabalho terapêutico com histórias; a psicoeducação (materiais para educação); metáforas para representação de esquemas e modos; o trabalho dos modos com base em desenhos; trabalho com fantoches; trabalho com a casa interna; cartões de memória (memocards) e uso de diários. Na parte final do minicurso, abordaremos as intervenções para o modo de esquema dos pais apresentando as técnicas envolvendo o gerontograma (constelação de modos e esquemas familiares). FAPEMIG Palavras-chave: Terapia dos Esquemas para Crianças, Modos; Desenvolvimento P CLIN
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